A tradição das uvas, Véspera de Ano Novo na Espanha

Certamente você já ouviu falar em muitas tradições existentes por este mundo afora. E uma das tradições mais tradicionais, trata-se da tradição das uvas, na véspera de ano novo, na Espanha.

Mas, o que significa comer 12 uvas à meia-noite?

Come-se 12 uvas, uma para cada batida no relógio e ao mesmo tempo, evidencia os 12 meses do novo ano. O interessante é que é preciso comer as 12 uvas antes da última batida do relógio para ter sorte no próximo ano.

Outro ponto interessante a respeito do ano novo em Espanha é que a noite do dia 31 de dezembro é chamada de “nochevieja”. Em Madrid, a maior festa acontece no centro da cidade, em “Puerta del Sol”, que possui um grande relógio onde as pessoas esperam o momento para comer as uvas da sorte, digamos assim.

– Músicas para aprender espanhol: http://goo.gl/csU16G

– Gramática espanhola: http://goo.gl/bj1ueL
– Diálogo em espanhol: http://goo.gl/eK5V5o
– Pronúncia em espanhol: http://goo.gl/NQyTJ5
– Vocabulário espanhol: http://goo.gl/Djgnr7
– Cultura espanhola: http://goo.gl/ZSsHp9

FESTA DE RÉVEILLON EM ESPANHOL

Enquanto em português dizemos: festa da entrada do ano, festa de réveillon,  festa de ano novo, etc…, em espanhol “Fiesta de Nochevieja”, “Año viejo” y “Fin del Año”

A véspera do ano novo chama-se “Víspera de Año Nuevo”.

Somente uma observação não confunda “Año” com Ano, pois aí caímos em um falso amigo. “Ano” em espanhol significa ânus. Portanto, muito cuidado ao pronunciar.

ALIMENTOS NO ANO NOVO – ARGENTINA

Na Argentina, que é um dos países que conheço, tradicionalmente na noite da virada se celebra com uma janta entre familiares e amigos. Os alimentos típicos são: “asado” (churrasco), “pavita rellena” (peru recheado), “sandwich de miga” (sanduíche feito com pão de sanduíche), “piononos” (rocamboles recheado com doce ou salgado), entre outros alimentos.

Bom, aproveitemos para aprender um pouco mais de vocabulário em espanhol.